top of page

Quem Somos

VOTO DO AVENTUREIRO

O Voto dos Aventureiros é uma promessa especial, que precisa ser muito bem compreendida antes de podermos

Isso é importante porque, como um princípio de nossa organização, o Voto vai determinar nosso modo de viver e conviver, dentro do contexto do Clube de Aventureiros e, (para além dele), em todos os nossos outros relacionamentos.

O voto do Aventureiro resume-se a uma frase:

“Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor”

EMBLEMA

 

É o símbolo que representa o Clube de Aventureiros. Apresenta escrito CLUBE DE AVENTUREIROS na parte superior e ao centro um círculo com as quatro Classes.

O nome Clube de Aventureiros começa a ser escrita a partir da linha horizontal central do círculo, terminando na mesma posição sobre o lado oposto a partir de cima para baixo. Letras em azul marinho e borda cereja sobre o fundo branco.

A LEI DO AVENTUREIRO

Os cinco artigos da lei indicam um perfil pessoal a ser perseguido por todos os que estão envolvidos com o Clube de Aventureiros. Quando alguém recita a lei, está declarando sua intenção de ser um tipo, muito especial, de pessoa.

A lei do Aventureiro indica, ao mesmo tempo, um “produto” e um “processo”, dos quais depende todo o programa do Clube.

A lei do Aventureiro é curta, tem apenas 5 virtudes ou qualidades, como são os dedos da mão.

Cada uma das qualidades listadas, são um “produto” acabado, como fim e objetivo, a ser perseguido e “produzido” pelo Aventureiro. São alvos a serem alcançados.

Mas cada uma destas qualidades, é também um processo, que está em andamento, visando melhorar a vida do Aventureiro, naqueles aspectos listados na lei.

Embora possamos já ter avançado bastante, em nosso desenvolvimento de um determinado item da lista, certamente haverá a necessidade de muito trabalho para melhorar em outros aspectos.

Por exemplo, alguém pode ser muito obediente, mas pouco bondoso ou nada reverente.

Alguém pode ser muito prestativo mas não tomar o devido cuidado com suas palavras ou pensamentos, a fim de que sejam puros.

Cada um destes alvos representa um desafio igualmente grande para crianças e adultos, pois os seres humanos, em geral, são avessos a estas virtudes. Além de tudo, somos sempre levados, naturalmente, a nos afastar de Deus que, (já está dito no próprio texto da lei), é o único capaz de nos ajudar a sermos verdadeiramente obedientes, bondosos, puros, reverentes e colaboradores.

O desafio dos adultos fica ainda mais difícil quando tomam consciência de que, obrigados a cumprir este ideal em si mesmos, precisam traduzir tal desafio para os meninos e meninas compreenderem, aceitarem e se entusiasmarem por cumpri-los, em suas próprias vidas!

Traduzir isto para a “sua língua” é vital, porque eles raramente (ou nunca) poderão realizar, ativamente, algo que não compreendam.

Assim, não deveríamos, jamais, nos satisfazermos com a recitação dos ideais de maneira mecânica, nas reuniões e cerimônias, porque isso (como vimos) só contribui para minar a força destes princípios.

Utilize histórias, encenações, parábolas, experiências pessoais dos Aventureiros, notícias de jornal, recortes de revistas, jogos, brincadeiras e ensine – ensine, sempre – os itens da lei do Aventureiro, na língua dos Aventureiros. Isso é necessário sempre.

Não permita que uma reunião se passe sem que, em algum momento dela, haja ao menos alguma alusão a um ideal dos Aventureiros. Não é a dose maciça de idealismo que confirma os ideais no coração das crianças; é a contínua administração de doses pequenas e regulares, significativas.

Faça um pouco disso todo dia e você verá quanto se constrói no longo prazo.

"Jesus me ajuda a ser: Obediente, puro, reverente, bondoso  e colaborador"

BANDEIRA DOS AVENTUREIROS

A bandeira dos Aventureiros é muito simples. Contém o símbolo internacional dos Aventureiros no centro, indicando que o principal objetivo do Clube é o desenvolvimento das crianças através das Classes Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras.

A bandeira consiste em um elemento: o nome do Clube ao qual ele pertence. Devem ser pintados ou bordados, em sua extremidade inferior direita.

HINO DOS AVENTUREIROS

O Hino oficial dos Aventureiros, para a América do Sul, foi composto em 1995 pelo Pastor Wanderson Paiva. Inicialmente foi preparado para ser cantado pelo Clube do IAP (Instituto Adventista Paranaense), em Ivatuba, estado do Paraná. Os Clubes de Aventureiros estavam apenas começando e ainda não existia uma música que representasse seus ideais.

O Pr. Wanderson era o Diretor do Departamento de Música e, atendendo a um pedido dos líderes dos Clubes, aceitou o desafio. Descrevendo como tudo aconteceu ele diz: “Tomei um tempo para ler e estudar atentamente os ideais e objetivos dos Aventureiros. Em seguida, deixei passar um tempo para que todas as palavras encontrassem a seqüência mais lógica possível dentro daquilo que se esperava de uma canção para os Aventureiros. Lembrei-me dos meus tempos de membro do Clube de Desbravadores, bem como do orgulho com o qual cantava o Hino dos Desbravadores e participava de todas as atividades do Clube. Então com muita oração, pedi que Deus me usasse para compor uma música que pudesse transferir para os pequenos Aventureiros esta mesma experiência”.

"Somos Aventureiros alegres que confiam no amigo Jesus.

Aprendemos que sempre devemos ser pra todos um brilho da luz.

Descobrimos em tudo a beleza, e o amor de um Deus criador.

E amando a Cristo faremos maravilhas ao nosso redor."

bottom of page